Smoke testing

Pedro Henrique Joioso Martins
4 min readAug 17, 2021

--

Smoke testing ou teste de fumaça são testes básicos que verificam as funcionalidade básicas da aplicação, é um processo que deve ser executado de forma rápida para determinar se o build ou a compilação da aplicação realizada está estável ou não. É uma confirmação para a equipe decidir se avança ou não para novos testes. Consiste em um conjunto mínimo de testes para validar as principais funcionalidades

O teste de fumaça também conhecido como “Teste de verificação de construção” ou “Teste de Confiançaverifica se os recursos importantes da aplicação estão funcionando, em, poucas palavras, é ****um mini e rápido teste de aceitação de grandes funcionalidades que mostra de forma simples se o produto está pronto para novos testes, ajudando a determinar se a compilação é falha para tornar qualquer outro teste uma perda de tempo, recursos e dinheiros. Seu principal objetivo é dar-lhe a garantia de que as principais características do seu sistema estão funcionando como esperado, ou informar problemas iniciais rapidamente.

Executar apenas cenários felizes, não é indicado ficar realizando vários tipos de fluxo para tentar encontrar erros, isso é responsabilidade do teste de regressão. 👍

Quando executar?

O teste de fumaça deve ser executado sempre que novas funcionalidades da aplicação são desenvolvidas e integradas com a compilação existente que é implantada no ambiente de “staging”(Ambiente criado com as alterações desenvolvidas, cada empresa adota um nome).

Fluxo do smoke testing

Quem é responsável?

O Teste de fumaça podem ser executados pelos QA’s ou pelos DESENVOLVEDORES sempre depois que há uma nova compilação aplicada em um ambiente “staging/QA/QualquerNome”, onde executa os testes das funcionalidades mais essenciais e críticas da aplicação e verifica se há impedimentos a fim de informar problemas rapidamente.

Porém esses testes podem ser executados de forma automática em uma pipeline de entrega contínua. 🚥

Porque executar?

  • Teste fáceis de serem executado
  • Defeitos são identificados em estágios iniciais.
  • Simplifica a detecção e correção de defeitos graves.
  • Melhora a qualidade do sistema.
  • Encontrar defeitos na funcionalidade do aplicativo que podem ter surgido pelo novo código.
  • O teste de fumaça encontra os defeitos de gravidade.

Formas de executar?

O teste de fumaça podem ser executados tanto de forma manual quanto de forma automatizada, isso pode variar de empresa para empresa.

Manuais

Uma vez que a compilação é liberada, os casos de teste das funcionalidade de alta prioridade devem ser retomados e testados para encontrar os defeitos críticos no sistema. Se o teste passar, podemos executar os testes funcionais. Se o teste falhar, a compilação será rejeitada e enviada de volta à equipe para correção. Após a correção, novamente começa o teste de fumaça com uma nova versão da compilação e assim por diante até os testes passarem.

Automatizados

Com a ajuda dos testes de forma automatizada, os desenvolvedores podem verificar a construção imediatamente, sempre que houver uma nova compilação pronta para implantação. Em vez de ter que ficar repetindo os teste manualmente sempre que a nova compilação de software é implantada, os casos de teste de fumaça são executados a cada compilação. Verifica se as principais funcionalidades ainda operam corretamente. Se o teste falhar, eles podem corrigir a compilação e reimplantar a compilação imediatamente. Com isso, economizamos tempo e garantimos uma construção de qualidade para o ambiente “staging/QA/QualquerNome” para posteriormente executarmos os testes funcionais conforme fluxo abaixo:

fluxo automatizado do somke testing

Resumindo…

Testes de fumaça são testes básicos que verificam as funcionalidades básicas do aplicativo. Eles devem ser rápidos para executar, e seu objetivo é dar-lhe a garantia de que as principais características do seu sistema estão funcionando como esperado. Podem ser úteis logo após uma nova compilação ser feita para decidir se pode ou não executar testes mais caros, ou logo após uma implantação para se certificar de que o aplicativo está funcionando corretamente no ambiente recém-implantado, podendo ser feito manualmente ou por automação, dependendo do cliente e da organização.

Cheers! 🍻

Caso tenha alguma dúvida, sugestão de melhoria ou algum problema, deixe seu comentário. 👌

Caso tenha gostado ou tudo tenha ocorrido direitinho, me siga no Medium e deixa seu like. 😘

Referências:

--

--

Pedro Henrique Joioso Martins

Engenheiro de teste, cervejeiro, churrasqueiro e pai. Sabe aplicação funcionando, cerveja gelada, churrasco bem-feito e família reunida?Não gosto, eu amo!